Atenção à tenra idade
A importância do movimento corporal humano ao longo da vida é indiscutível. Entretanto, os primeiros 1.000 dias, que vão desde a concepção até o segundo ano de vida, são os mais cruciais para o desenvolvimento da criança e suas relações com o mundo. O Ministério da Saúde destaca a importância dos exames pré-natais, que devem ser realizados mensalmente até o nascimento. Além dos cuidados biológicos com a mãe e o feto, existem diversas atitudes que a família pode tomar para garantir o pleno desenvolvimento do bebê.
Conversar com o feto, fazer carícias como forma de comunicação, e ouvir músicas calmas, como as clássicas, são práticas que favorecem a aprendizagem intrauterina.
Uma atitude fundamental que a mãe pode adotar é uma alimentação adequada, regular e orientada, durante a gestação e amamentação. Seria benéfico que os municípios oferecessem acompanhamento nutricional para gestantes, para promover o crescimento saudável da criança, em vez do tradicional enxoval dado por algumas prefeituras.
É importante refletir sobre isso!
No próximo post, continuaremos explorando a importância dos primeiros anos de vida.