Começa a construção do Complexo Conmebol SUMA

A Confederação Sul-Americana de Futebol está prestes a alcançar sua meta de proporcionar mais oportunidades para o desenvolvimento individual com a criação do Complexo CONMEBOL SUMA, um centro comunitário voltado para promover o desenvolvimento de crianças e adolescentes de áreas vulneráveis. Esse sonho está se tornando realidade com o início das construções.

A inauguração desse projeto visionário está marcada para o dia 10 de abril, às 16 horas, no Centro de Convenções da CONMEBOL, localizado na cidade de Luque, no Paraguai. O evento ocorrerá durante o 78º Congresso Ordinário da Confederação Sul-Americana de Futebol, que está programado para o dia 11 de abril.

O Complexo CONMEBOL SUMA terá um impacto social na comunidade de Luque, cidade sede da CONMEBOL, por meio de suporte escolar, psicológico e médico, além de oferecer atividades esportivas para crianças e adolescentes.

O centro comunitário terá salas e espaços multiuso, programas de desenvolvimento físico e mental, bem como práticas esportivas, podendo até sediar torneios internacionais de futsal.

O projeto educacional Futebol 360° será abrigado no complexo, buscando melhorar o desempenho acadêmico dos jovens a partir do esporte, diversão e jogos.

O programa Futebol 360° tem como propósito educar, socializar, promover valores e preparar as pessoas para a vida por meio do futebol, incluindo o estudo de matemática, ciências, geografia e leitura para obter um melhor rendimento acadêmico através da relação entre corpo, emoção e cognição.

O centro comunitário contará com apoio técnico multidisciplinar, envolvendo psicologia do desenvolvimento, didática, neurociências, além dos princípios fundamentais do futebol de base e juvenil, aliados à abordagem pedagógica da CONMEBOL.

Esse projeto se tornou possível graças à boa governança da Confederação desde 2016, o que possibilitou a recuperação de fundos junto ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos, sendo implementado por meio do World Football Remission Fund.

A CONMEBOL destinou mais de USD 150 milhões, totalmente dedicados a investir no futebol. Parte desses recursos será utilizada para a criação do Complexo CONMEBOL SUMA.

Desde 2016, a CONMEBOL assumiu um novo papel como órgão dirigente do futebol, buscando gerar mais oportunidades, desenvolvimento e soluções transformadoras e colaborativas. Por isso, a CONMEBOL SUMA nasceu em 2022 como um programa de responsabilidade social.

Dessa maneira, a CONMEBOL busca mudar vidas por meio do poder transformador do futebol, focando em educação, desenvolvimento de talentos de forma sustentável e saúde.

A CONMEBOL procura fazer a diferença, impactando cada sul-americano para que alcance seu potencial máximo, promovendo mais educação e desenvolvimento individual. A CONMEBOL SUMA nos convida a Acreditar Sempre, acreditando que o futebol pode contribuir para melhorar a sociedade e disseminar valores positivos para todos.