Temas relevantes, escola e Olimpismo
Uma escola reúne um grande número de pessoas com diferentes visões sobre a vida e a sociedade.
Estamos prestes a entrar em um novo momento em que o movimento esportivo receberá grande atenção das pessoas, especialmente de todas as nações que terão seus representantes valorizados, apoiados e idolatrados, como de costume.
Nesse sentido, é válido questionar o que aconteceu nas escolas de educação básica do país em relação às inúmeras oportunidades de análise do maior evento esportivo do mundo?
Começamos discutindo a idolatria dos atletas que, após alguns anos de suas conquistas ou do término necessário e inevitável de suas carreiras de atletas de alto nível, acabam sendo esquecidos e, em muitos casos, não encontram condições dignas para viverem de maneira digna.
Também é importante analisar os aspectos culturais envolvidos nas participações, como o aumento do número de atletas participantes do grupo de Exilados, as questões relacionadas ao doping e suas consequências, o custo do envolvimento do atleta que se torna um “operário do esporte” com jornadas de trabalho desgastantes e, ainda mais preocupante, os cuidados com a saúde.
São temas transversais que foram apresentados pela professora Suraya Cristina Darido.
É nossa esperança que essas reflexões tenham sido consideradas antes do início das férias escolares de julho, que coincidem com o início dos JOGOS OLÍMPICOS.