TOYOTA GAZOO Racing garante dobradinha no Rally do Chile com Rovanpera e Evans – Automobilismo

A TOYOTA GAZOO Racing conquistou a vitória no Rally do Chile, 11ª etapa da temporada 2024 do WRC, neste domingo (29). Kalle Rovanpera foi o vencedor da prova realizada na região de Concepción, no litoral chileno, com Elfyn Evans, que compete em todas as etapas do Mundial de Rally, terminando em segundo lugar.

Kalle Rovanpera
Foto: Toyota

Além da dobradinha na única etapa sul-americana do mais importante campeonato de rali de velocidade do planeta, a TOYOTA GAZOO Racing voltou a se aproximar da liderança do Mundial de Construtores. A fabricante segue com a segunda posição na tabela de classificação, agora apenas 17 pontos atrás dos líderes, restando duas etapas para o final.

O desempenho dos pilotos da TOYOTA GAZOO Racing na etapa chilena do campeonato foi avassalador: 13 vitórias em 16 especiais disputadas. Rovanpera, atual bicampeão do mundo, fechou a prova com 23,4 segundos de vantagem para Evans. Sami Pajari, em seu segundo rali na divisão principal do WRC, foi o sexto, enquanto Sébastien Ogier foi o 36º, mesmo após vencer sete especiais, somando pontos para o time.

“Foi um ótimo resultado para a equipe e pela primeira vez no ano tivemos um domingo perfeito. Nossos pilotos fizeram um trabalho magnífico e esse resultado nos dará um ânimo extra para as últimas duas etapas. Kalle e Elfyn pilotaram muito bem durante todo o final de semana e qualquer um deles merecia a vitória”, disse Jari-Matti Latvala, chefe da TOYOTA GAZOO Racing no WRC.

“Seb foi muito rápido nas especiais em que disputou e, graças a sua velocidade e ao seu espírito de luta, conquistamos pontos muito importantes para o campeonato de construtores. E Sami fez exatamente o que estávamos buscando neste final de semana, pilotando de forma consistente e trazendo o carro para a casa com um desempenho maduro. Foi um rali positivo para nós”, completou Latvala.

No campeonato de pilotos, Ogier segue sendo o melhor nome da TOYOTA GAZOO Racing, ocupando a terceira posição, 41 pontos atrás do líder. Evans é o quarto colocado, enquanto Rovanpera ocupa o sexto lugar. Takamoto Katsuta, que não correu no Chile, é o sétimo, enquanto Pajari, mesmo com apenas duas aparições na temporada, é o nono. Entre os construtores, a TOYOTA GAZOO Racing soma 465 pontos e vê a líder do campeonato apenas 18 pontos à frente.

A penúltima etapa do WRC será o Rally da Europa Central, marcado para entre os dias 17 e 20 de outubro, passando por Áustria, Alemanha e Tchéquia.