Um talento para se levar ao mar e no coração

*Por Phil Rajzman

Hoje não posso deixar de falar sobre um surfista talentoso de apenas 11 anos: Ben Almeida. Ele foi o campeão no fim de semana de 4 e 5/5, na categoria sub-12 do renomado Campeonato Tríplice Coroa de Saquarema, organizado pela Associação de Surf de Saquarema em parceria com a Federação de Surf do Rio de Janeiro.

Ben, um prodígio do surfe nascido em Búzios (RJ), tem se destacado nas categorias de base do Longboard e da Pranchinha, mostrando um talento excepcional. Conheci Ben em 2019, quando ele tinha apenas 7 anos, e desde então, percebi seu potencial.

Nossa relação se fortaleceu quando, após um curto período, eu trouxe a ONG Nā Kama Kai do Havaí para o Brasil e Ben expressou interesse em participar do projeto, que ensina crianças e adolescentes sobre surf, educação ambiental e respeito ao oceano. Ele se tornou uma das principais atrações do evento.

Na época, eu estava no início da minha empresa de pranchas e decidi patrocinar Ben, sendo o primeiro atleta patrocinado pela Phil Rajzman Surfboards. Desde então, tenho apoiado Ben em sua jornada no surfe, incentivando seu desenvolvimento.

Atualmente, estamos mais focados em competições, com Ben demonstrando interesse em competir mais seriamente e viajar para surfar em diferentes ondas. Estamos treinando diariamente pela manhã antes da escola, simulando baterias, fazendo treinos físicos e estudando juntos as regras das competições.

Ben venceu o evento de Saquarema seguindo a estratégia dos nossos treinos. Além da vitória na categoria sub-12 de Pranchinha, ele também competiu na Longboard Open, enfrentando desafios e mostrando coragem para encarar ondas desafiadoras.

Ben tem conquistado excelentes resultados no Brasil, mesmo enfrentando dificuldades com patrocínios e apoio. O próximo desafio será o Circuito da Confederação Brasileira de Surfe, na categoria Longboard sub-18, e estamos preparados para os eventos que virão ao longo do ano.

Me esforço para manter a chama acesa em Ben, seja como amigo, treinador ou incentivador. Quero que ele seja lembrado no futuro como um grande surfista.

Aloha!

*Phil Rajzman é tricampeão mundial de longboard (em 2007 e 2016, campeão mundial pela World Surf League – WSL; e 2004 campeão mundial pela Oxbow Pro), bicampeão Pan-Americano pela ISA – International Surfing Association (2007 e 2009) e atleta da elite mundial por 25 temporadas (até 2022). Carioca, 41 anos, foi o primeiro brasileiro a entrar para a história como Campeão Mundial de Surfe, mas no pranchão. Tem um canal no Youtube (@PhilGood21) e o Instagram e o Facebook @philrajzman